31 de maio de 2010

Copa por Copa - 1ª Edição


Na estreia da coluna, vamos falar sobre a estreia das Copas, 1930!




A Copa de 1930 foi a primeira das 18 que já tivemos. Sediada e vencida pelo Uruguai, o torneio teve um total de 70 gols e apenas 18 dias de duração. O Uruguai foi escolhido pela FIFA para ser sede pelo motivo de que o país comemoraria o centenário da sua independência.

O torneio teve apenas 13 equipes participantes, vamos a elas: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai. Percebemos uma maioria de seleções das Américas (9), enquanto apenas 4 países europeus participaram, pois os custos e a duração de viagem eram longas.

Apenas 3 estádios (todos situados em Montevidéu) foram utilizados na Copa de 1930: Estádio Centenário, Estádio Pocitos e Estádio Parque Central. Dos 3, apenas o segundo não existe mais.


Como funcionava: As 13 seleções eram colocadas em 4 grupos, os primeiros de cada grupo passavam a semi-final, e depois, os vencedores, faziam a final.
Apenas o Grupo 1 continha 4 equipes. Confira os grupos.


Grupo 1 = Argentina, Chile, França e México
Grupo 2 = Brasil, Bolívia e Iugoslávia

Grupo 3 = Uruguai, Peru e Romênia

Grupo 4 = Estados Unidos, Bélgica e Paraguai


Passaram para a semi-final: Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos.

A Argentina bateu por 6x1 os americanos, mesmo placar para Uruguai e Iugoslávia. Na final, dia 30 de julho de 1930, 80 mil pessoas lotaram o Estádio Centenário para ver a vitória dos donos da casa sobre os argentinos por 4 x 2 e levantaram o primeiro título de muitas Copas do Mundo.
- Curiosidades da Copa de 1930:
- Menor número de participantes em uma Copa do Mundo

- Jogos: 18

- Melhor ataque: Argentina

- Melhor defesa: Brasil

- Pior ataque: Bélgica e Bolívia (0 gol)

- Pior defesa: México

- Menor público: 300 pessoas, com Romênia e Peru

- Média de público: 24.194 por jogo


Este foi o nosso COPA POR COPA - 1ª Edição. Aguarde, semana que vem tem mais!

Um vício de muitas gerações




Virou febre. Todo mundo coleciona o álbum da Copa do Mundo 2010. As figurinhas são as amostras de que a Copa vem aí, depois de longos 4 anos.

Sucesso de venda em todo o país, os álbuns renderam mais lucro aos banqueiros neste ano. Alguns aproveitaram a situação e organizaram um ponto de trocas, uma verdadeira feira livre de figurinhas.

Abrir o primeiro pacotinho, colar sua figurinha preferida e completar o time que gosta são coisas muito legais para os colecionadores. Mas se engana quem pensa que as figurinhas são inovação no Brasil.

O primeiro álbum destinado a Copa do Mundo foi criado pela Panini, nomeado "México 70". Desde esse ano, a mania de colecionar figurinhas virou tradição em todo o país. E o uso de aparelhos tecnológicos não ofuscou os álbuns, como muitas coisas de gerações passadas foram ofuscadas. As figurinhas se mantém firmemente como um sucesso.

E você, já completou seu álbum de figurinhas?

Apresentação - Colunas

Conheça um pouco das colunas do blog.



SELEÇÃO DO MOMENTO
Qual é sensação da vez? O Histórias - Copa do Mundo mostra. Com fatos, curiosidades e opiniões, a Seleção do Momento é uma das principais colunas do blog. É postada toda terça a noite.




COPA POR COPA
Uma história que já dura 80 anos. Como foram as Copas durante este período? Essa é a coluna perfeita para sabermos! Toda segunda a noite.






ARTILHEIROS
Os goleadores tem seu espaço aqui no Histórias - Copa do Mundo. Conheça os artilheiros da Copa
aqui. Toda quarta a noite.



ESPECIAL ÁFRICA DO SUL
Um espaço reservado para
a anfitriã da Copa 2010. A África do Sul é o primeiro país do continente africano a sediar uma Copa do Mundo. Toda sexta, a noite.





CINCOVEZES
Especial dos títulos brasileiros na Copa do Mundo. Em 5 edições, vamos mostrar tudo sobre como foram os títulos para alcançarmos o pentacampeonato. É postado aos sábados a noite.

Olá, este é o Histórias - Copa do Mundo


Seja bem-vindo ao Histórias - Copa do Mundo (HCM). Aqui você vai ler e saber o que de mais importante aconteceu nas edições de Copa do Mundo. Desde um jogo, até um título. E é claro, com ênfase na Copa 2010, que se aproxima.

Vamos aqui relembrar Copa por Copa, e talvez fazer você perceber que o torneio não é apenas um campeonato de Futebol. Faz parte da história de um país.