5 de junho de 2010

CINCOVEZES - 1ª Edição


Na 1ª das 5 edições, vamos falar do pentacampeonato Brasileiro na Copa do Mundo de 2002, realizada na Coreia/Japão.

O Brasil conseguiu o acesso a Copa 2002 terminando em 3° lugar nas Eliminatórias, que ocorreram em 2001. A nossa seleção ficou em 3° lugar, atrás de Argentina e Equador, e na frente de Paraguai e Uruguai, também classificados. Marcando 30 pontos, a vaga na Copa para o Brasil não foi alcançada com folga, já que o Uruguai (5° lugar e indo para a repescagem), conseguiu 27.

Dirigida por Luiz Felipe Scolari, a seleção tinha como craques Rivaldo e Ronaldo, além de Ronaldinho Gaúcho, começando a surgir para o mundo. O goleiro Marcos, os laterais Cafú e Roberto Carlos além do zagueiro Lúcio também eram peças importantes do elenco.

Sorteado no Grupo C da Copa 2002, o Brasil dividiu o grupo com Turquia, China e Costa Rica, um grupo aparentemente fácil de passar. Na estreia, dia 3 de junho de 2002, o Brasil venceu de virada a Turquia por 2x1, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Cinco dias mais tarde, veio a goleada nos Chineses, 4x0, com gols dos 4 "R's": Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Com a passagem de fase praticamente assegurada, o Brasil no dia 13 de junho fez 5x2 na Costa Rica, com destaque para o golaço de bicicleta de Edmílson (foto).

Nas oitavas de final, a seleção canarinho venceu a Bélgica num jogo relativamente fácil. O camisa 10 Rivaldo e o 9 Ronaldo marcaram. Já nas quartas de final, uma nova virada, desta vez pra cima da Inglaterra, com um golaço de Ronaldinho Gaúcho de falta (foto). Owen marcou para os ingleses e Rivaldo fez o outro do Brasil. Na semi-final, a seleção voltou a encontrar um adversário com quem já tinha jogado. Era a Turquia, que passou em 2° no grupo C. Resultado: 1x0, gol solitário de Ronaldo e um jogo difícil de passar a final.

Na final, dia 30 de junho de 2002, um duelo de gigantes tomou conta do Stadium Yokohama, Brasil e Alemanha. O Brasil buscava o penta, já a Alemanha, o tetra. Quase 70 mil pessoas acompanharam este jogaço. Confira as escalações:

BRASIL - Marcos; Cafú, Roque Jr, Lúcio, Roberto Carlos; Edmílson, Gilberto Silva, Kléberson e Rivaldo; Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo.
Téc - Luiz Felipe Scolari

ALEMANHA - Kahn; Metzelder, Linke, Ramelow; Frings, Hamann, Schneider, Bode e Jeremies; Neuville e Klose
Téc - Rudi Voeller

O jogo começou com as duas equipes buscando o resultado, mas somente no 2° tempo os gols saíram. Aos 22 minutos, Ronaldo roubou uma bola e tocou para Rivaldo. O meia, que estava sentindo dores musculares, chutou forte e o goleiro Kahn rebateu a bola nos pés do fenômeno, que só empurrou para as redes. 1 a 0. Doze minutos depois, Kléberson tocou rasteiro, Rivaldo deixou a bola passar entre as pernas e Ronaldo novamente marcou chutando forte, no canto esquerdo de Kahn. Foi o 2 a 0 da recuperação de Ronaldo, que passou por cirurgia séria no joelho, de Rivaldo, pouco midiático, e do penta brasileiro.

Cafú ergueu a taça (foto) e soltou um grito em homenagem a sua esposa, Regina. Além disso, em sua camisa estava escrito 100% Jardim Irene, bairro onde Cafú foi criado.

Confira os 23 convocados por Felipão:
Goleiros - Marcos, Dida e Rogério Ceni
Laterais - Cafú, Roberto Carlos, Belletti e Júnior
Zagueiros - Roque Júnior, Lúcio, Anderson Polga e Edmílson
Volantes - Gilberto Silva, Vampeta e Kléberson
Meias - Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Paulista, Rivaldo e Kaká
Atacantes - Ronaldo, Denílson, Edílson e Luizão

Este foi o CINCOVEZES, 1ª edição, falando tudo sobre o Brasil na Copa 2002! Semana que vem tem mais. Comente!

Um comentário:

  1. Dessa Copa aí, como sempre, os unicos q não jogaram foram os outros 2 goleiros reservas, e teve mta ajuda da arbitregem (risos), mas fora isso, Brasil mereceu o penta :D

    ResponderExcluir