23 de junho de 2010

ARTILHEIROS - 4ª Edição


Após a grande parada pela Segunda Guerra Mundial, deu tempo de sobra para os jogadores da antiga copa se aposentarem e surgirem novas alternativas futebolísticas. O jogo tomou algumas mudanças táticas, como exemplo o uso de 3 atacantes e não de 4 como costumava ser.Dentre a modernidade do futebol que passou as duas copas, surgiu um novo atacante cujo foi artilheiro da copa de 1950 com 9 gols: Ademir de Menezes.

Ademir Marques de Meneses (Recife, 8 de novembro de 1922 Rio de Janeiro, 11 de maio de 1996 foi um futebolista brasileiro. Jogou de 1938 a 1941 no Sport Recife, de 1942 a 1945 e 1948 a 1956 no Vasco da Gama e de 1946 a 1947 no Fluminense.É visto como muitos o melhor jogador a vestir a camisa do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Teve uma carreira longa e meteórica, brilhou muito no chamado Expresso da Vitória e foi um dos maiores artilheiros da época ao lado de Zizinho.No duelo entre Vasco x Flamengo, ficou marcado pela frase : “Neste jogo, um jogador pode se consagrar ou ser condenado ao ostracismo. Tudo depende do que acontecer em campo.”Ademir explicou o encerramento de sua carreira com uma simples frase: “Abandonei o futebol antes que ele me abandonasse”, segundo ele “quando um jogador encerra sua carreira, ele está contrariando a ele mesmo, por isso é tão difícil parar”.

Na copa de 1950 o Brasil iniciou sua campanha em casa com uma vitória por 4x0 em cima do México, com 2 gols de Ademir.

Após um empate por 2x2 com a Suíça e sem gols marcados por ele, na vitória de 2x0 contra a Iugoslávia, Ademir fez 1 gol.

Na segunda fase o Brasil jogou contra a Suécia e goleou-a por 7x1, com 4 gols de Ademir. Aplicou outra sonora goleada em cima da Espanha, 6x1, com 2 gols de Ademir.

Após essas duas goleadas, o Brasil chegou como favorito e na disputa pelo titulo contra o Uruguai mas, infelizmente para os brasileiros, o Brasil decepcionou e perdeu por 2x1(gol marcado por Friaça) que eternizou o Uruguai e o chamado Maracanazo.

É importante ressaltar a possibilidade de que se o Brasil tivesse sido campeão, Ademir estaria ate hoje marcado na historia do futebol brasileiro, muito mais do que alguns atacantes, pois seus números superam artilheiros como Romário e Roberto Dinamite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário