16 de junho de 2010

ARTILHEIROS - 4ª Edição

Muitas vezes ao pensar em futebol arte, goleador e objetivo, as pessoas voltam ao tempo e param em Pelé ou Puskas. Mas muito mesmo antes deles surgirem pro futebol, um homem tinha a capacidade de mesclar as 3 caracteristicas, e pra variar...ele é Brasileiro!

Leônidas da Silva (também conhecido como Diamante Negro) (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913 Cotia, 24 de janeiro de2004) foi um futebolista brasileiro, considerado um dos mais importantes da primeira metade do século XX. Foi ele quem inventou o gol de bicicleta.Teve passagens por grandes clubes tais como Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e São Paulo e outros clubes brasileiros, alem de uma passagem pelo Peñarol do Uruguai.

Teria sido até mesmo muito mais conhecido que outros jogadores , porem devido a Segunda Guerra Mundial não pode demonstrar todo o potencial nos supostos mundiais de 42 e 46 (Zizinho é outro que poderia ter feito a diferença).

Teve a carreira ligada ao futebol até se aposentar em 1951 e continuou como radialista até 1971, interrompido pelo Mal de Alzheimer

Na copa de 1938 brilhou levando o Brasil a um até então inédito Terceiro Lugar.

Nas oitavas o Brasil venceu a Polônia por 6x5 e Leônidas marcou 3.

Nas quartas o Brasil venceu a Tchecoslováquia em 2 jogos...1x1 e 2x1 e Leônidas balançou as redes em ambos.

Nas semis o Brasil perdeu para a Itália de Meazza e Leônidas não balançou as redes, porem ele se recuperou e na disputa de terceiro lugar ao vencer a Suécia por 4x2 Leonidas marcou 2 dos gols.

Uma curiosidade é que Leônidas marcou um gol de pé descalço nessa copa. Na vitória de 6 a 5 sobre a Polônia, sua chuteira arrebentou e, enquanto era consertada, Leônidas aproveitou um rebote e soltou uma bomba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário