17 de junho de 2010

COMANDANTES - 3ª Edição



Boa noite a todos. Hoje apresentarei o Comandantes – 3ª Edição. Falarei sobre o técnico que levou a Seleção Brasileira ao pentacampeonato e levou a Seleção portuguesa às semifinais, depois de 40 anos, na Copa do Mundo de 2006 perdendo para a França e na disputa de 3° lugar para a Alemanha. Este é Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão.

Ele nasceu em Passo Fundo em 9 de novembro de 1948. É um ex-futebolista e treinador brasileiro que atuou como zagueiro. Começou treinando o CSA (um time alagoano),depois treinou times como Juventude, Brasil de Pelotas, Grêmio (onde conquistou o Campeonato Gaúcho de 1987), Goiás, Palmeiras, Cruzeiro e Chelsea.

Em 1989, foi para o Kuwait, onde foi campeão da Copa do Emirado com o Al Qadisiya e campeão da Copa da Ásia com a Seleção Kuwaitiana de Futebol.

Em 1991, levou o Criciúma ao título da Copa do Brasil, maior glória da história do clube, feito pelo qual ganhou reconhecimento no Brasil. No mesmo ano, foi contratado pelo Al-Ahli e treinou mais uma vez o Al Qadisiya, não obtendo sucesso.

Scolari possui um estilo rígido, utiliza jogadas estratégicas e não costuma ceder à pressão da imprensa. Utiliza estas caracteristicas para garantir a união e, consequentemente, obter sucesso nas equipes que dirige. Em 2001, passou a dirigir a Seleção Brasileira. Uma de suas atitudes, que fôra muito criticada pela imprensa, foi a não convocação de um jogador que era reconhecido como craque pela população: o Romário. Mas, mesmo assim, Felipão levou a Seleção Brasileira ao pentacampeonato e, com isso recebeu o reconhecimento merecido.

Na Copa de 2002, na primeira partida, o Brasil já estreiou com uma vitória de 2X1 sobre a Turquia. Depois uma vitória de 4X0 sobre a China e, para fechar invicto a fase das eliminatórias, venceu por 5X2 sobre a Costa Rica. Nas oitavas de final, jogou contra a Bélgica e ganhou de 2X0, passando assim para as quartas de final, onde jogou contra a Inglaterra ganhando somente com o gol feito na prorrogação, terminando a partida em 2X1. Na semifinal, jogou novamente contra a Turquia, ganhando com dificuldades com um placar de 1X0. Na final, jogou contra a Alemanha e ganhou por 2X0.

No ano seguinte, Luiz Felipe Scolari foi contratado para treinar a seleção portuguesa, onde ainda se tornou mais conhecido por levar o grupo para a semifinal de uma Copa do Mundo, após 40 anos. Portugal eliminou grandes times da Copa, como, por exemplo, Inglaterra e Holanda. Perdeu somente para a França por 1X0 na prorrogação.

Perdeu também na disputa de terceiro lugar para a Alemanha de 3X1.

Atualmente, Luiz Felipe Scolari treina o time do Palmeiras, tendo sido oficializada sua contratação no dia 13 de junho de 2010

Este foi o Comandantes – 3ª Edição. Lembrem-se sempre de postar seus comentários sobre as colunas aqui colocadas.

Por: Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário