8 de junho de 2010

Vuvuzelas: Alegria e riscos

Uma moda tomou conta da torcida da África do Sul nos estádios espalhados pelo país. A vuvuzela.

As vuvuzelas são o que nós conhecemos como cornetas. Tem cerca de 1 metro de comprimento e são de várias cores. Popularizada no país sul-africano em 1991, serão as principais formas de torcer na Copa.

Quando em bastante quantidade, seu barulho chega a ser comparado a uma sirene ou um elefante, de tão alto. Se estas vuvuzelas já fazem tanto barulho, imagine num meio de jogo de Copa do Mundo. Com certeza, técnicos, jogadores e repórteres vão cansar de ouvir estes objetos tocando.

Elogiada por muitos, as vuvuzelas não são aprovadas por todos. Muitas pessoas reclamam do alto barulho que estes aparelhos fazem e dizem que pode estragar o clima da Copa.

Em uma pesquisa feita recentemente no Brasil, pelo engenheiro Hamilton Tambelini, foi constatado que apenas uma vuvuzela consegue fazer mais barulho que um helicóptero e até que o trânsito da Marginal Tietê (SP).

Em uma entrevista ao G1, o engenheiro falou sobre o risco de lesão auditiva dos torcedores. Até 8 minutos contínuos, nós temos segurança e não corremos riscos auditivos. Acima disto, o torcedor africano pode levar graves contusões nos ouvidos. "É prudente que o torcedor leve qualquer tipo de proteção. A lesão auditiva, por menos que seja, pode ser permanente" - explicou Tambelini.

E você, é a favor das vuvuzelas na Copa? Comente!

3 comentários:

  1. eu axo legal elas na copa
    mas não aki no meu ouvido igual oq meu vizinho ta fzndo¬¬
    kkkk

    ResponderExcluir
  2. olha, eu curto as vuvuzelas, mas realmente é um belo dum incomodo

    ResponderExcluir
  3. Vcs. sabiam que a
    maior vuvuzela já fabricada tinha dois metros e meio de comprimento e foi feita na Alemanha especialmente para a copa do mundo de 2002 ? Meio milhão delas foram vendidas naquele país. Haja ouvido prá aguentar, hê...hê...

    ResponderExcluir