7 de julho de 2010

COMANDANTES - 6ª Edição


Boa noite a todos. Hoje apresentarei o Comandantes – 6ª Edição. Nesta edição falarei de um técnico que possui um grande conhecimento da parte teórica e da história do futebol, porém ultimamente as seleções nas quais comandou não obteve o resultado esperado, mais precisamente nas Copas de 2006, onde comandou a seleção brasileira, e 2010, sendo técnico da África do Sul. Mas, alguns títulos muito importantes iluminam seu passado, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, a última edição do torneio Rio - São Paulo, e o mais especial de todos, a Copa do Mundo de 1994. Este é Carlos Alberto Parreira.


Parreira nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de Fevereiro de 1943 e trabalhou com várias equipes, entre elas o Fluminense, a Seleção Brasileira, o Valencia, o Fenerbahce, o São Paulo, o Atlético Mineiro, o Santos, o Corinthians, e recentemente a seleção da África do Sul. Parreira conseguiu com esses times títulos que engrandecem sua carreira, como por exemplo: Campeonato Brasileiro de 1984 (Fluminense), Copa do Mundo de 1994 (Seleção Brasileira), Copa América de 2004 (Seleção Brasileira), Copa do Brasil de 2002 (Corinthians) e Torneio Rio-São Paulo de 2002 (Corinthians).


Copa de 1994

Nesta Copa, Parreira levou o Brasil ao tetracampeonato, com grandes jogadores, em uma época que estavam em suas melhores fases. Romário, que acabava de ganhar o prêmio da Bola de Ouro, e Bebeto que fazia dupla com o baixinho, eram os destaques. Os dois fizeram grandes gols em favor da nossa seleção. O time por melhor que fosse foi para a Copa de 94 desacreditado pela difícil campanha que quase custou a eliminação nas Eliminatórias. Jogando um futebol burocrático, porém consistente em seu sistema de marcação e obediência tática, o Brasil conseguiu o caneco. Nesta Copa a seleção havia caído no Grupo B, onde estavam Suécia, Camarões e Rússia.

Apesar dos difíceis oponentes, o Brasil começou bem a Copa, onde jogou contra a Rússia e venceu por 2X0, em uma partida relativamente fácil. Depois jogou contra Camarões e também não teve problemas, vencendo por 3X0. Mas contra a Suécia a coisa foi diferente, sendo uma partida extremamente disputada, empatando
por 1X1. Passou em 1° no grupo e chegou na final da competição.
Jogou contra a Itália em um jogo extremamente complicado, o Brasil empatou por 0X0 no tempo regulamentar, resultado que se manteve e que foi decidido nos pênaltis. O Brasil foi tetra e venceu os italianos por 4x3


Copas de 2006 e 2010

Depois da Copa de 1994, Parreira volta para a Seleção canarinho em 2002, se preparando para a Copa de 2006, substituindo Luis Felipe Scolari. Nesta Copa a atuação do Brasil foi muito ruim aos olhos de muitos, por não ter jogado como o esperado e sendo eliminado rapidamente. A imprensa brasileira culpou o excesso de bagunça e liberdade na concentração como a causa da eliminação brasileira. Recheada de estrelas, a equipe foi derrotada pela França, nas quartas de final, por 1x0. Henry fez o gol que selou a classificação francesa, que foi vice campeã desta Copa.


Logo após esta derrota, Parreira acabou por entregar o cargo. E em 2009 aceitou a função de técnico da seleção sul africana, que sediou
a Copa de 2010, porém sua campanha não atingiu o resultado esperado, não conseguindo
passar nem da fase de grupos, empatando com o México por 1X1, perdendo para o Uruguai por 3X0 e chegando a vencer a França, por 2X1. Mesmo assim, os Bafana Bafana acabaram ficando em terceiro no grupo, não avançando rumo as oitavas de final do mundial.

Atualmente, com 67 anos, Parreira está desempregado e pensa na sua aposentadoria.


Este foi o Comandantes – 5ª Edição. Lembrem-se sempre de postar seus comentários sobre as colunas aqui colocadas.


Por: Felipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário