6 de julho de 2010

Holanda vence e é finalista da Copa depois de 32 anos


A Holanda conseguiu um novo feito e é finalista de uma Copa do Mundo depois de 32 anos. Em 1978, os holandeses disputaram e perderam a final para a Argentina no tempo extra. Em 74 os europeus também fizeram o jogo dos melhores, desta vez contra a Alemanha, e também decepcionaram. Apesar disto, o futebol convincente apresentado pela Holanda deu a seleção o apelido de "Laranja Mecânica", conhecido até hoje. Desta vez, o elenco é menos habilidoso, mas pode finalmente chegar ao título e desbancar o time dos anos 70. Neste ano, a Holanda pega o vencedor do confronto entre Alemanha e Espanha, que jogam amanhã.

O Uruguai, bicampeão do mundo, fica pelo caminho e vai disputar o 3° lugar. Apesar da derrota, a campanha dos uruguaios foi extremamente boa e surpreendente, já que o desempenho de 2010 foi o melhor dos últimos 40 anos. Com deficiência no meio campo, o atacante Diego Forlán improvisou a função de armador durante toda a Copa e foi bem, melhorando a qualidade do setor central de campo. Agora, o Uruguai joga com o perdedor de Alemanha e Espanha buscando ser o 3° melhor do mundo.

O jogo começou com a Holanda tomando uma postura diferente do que fez contra o Brasil, e pressionou a celeste. Logo no começo do jogo, o atacante Kuyt pegou um rebote em cruzamento e mandou por cima. Em seguida, Sneijder, craque do time europeu, bateu de fora da área, mas a bola parou em sem companheiro Van Persie, que estava no meio do caminho.

Com paciência, a Holanda chegou ao gol aos 18 minutos. O lateral esquerdo e capitão Van Bronckhorst acertou um chutaço cruzado de muito longe, colocando a bola no ângulo de Muslera, que nada conseguiu fazer. Golaço, 1 a 0 Holanda.


Como fizeram durante a Copa toda, os holandeses diminuíram o ritmo do jogo e passaram a explorar menos seus atacantes. Jogando mal e sem criação, o Uruguai conseguiu pela primeira fez chegar ao gol de Stekelenburg com Álvaro Pereira chutando de longe. A bola parou no arqueiro holandês.

No primeiro lance verdadeiro de perigo, a bola balançou as redes. Aos 40, O volante Gargano tocou bola para Forlán, que, com espaço, fintou o zagueiro e bateu de esquerda. Stekelenburg, que estava adiantado, falhou e não conseguiu impedir o gol, que deu ao Uruguai o empate. 1 a 1.

Na 2ª etapa, o técnico da Holanda Bert van Marwijk sacou o volante De Zeeuw para a entrada do meia Van der Vaart, buscando dar mais ofensividade a equipe. Mas, quem começou a gostar do jogo foi o Uruguai. Aos 5 minutos, Stekelenburg saiu jogando com a bola no pé e se complicou. Álvaro Pereira bateu, e Van Bronckhorst afastou de cabeça, evitando a virada.

Nos minutos seguintes, a laranja mecânica conseguiu chegar até Muslera. Van Persie ajeitou para Van der Vaart, que chutou para o goleiro uruguaio espalmar. No rebote, o canhoto Robben chutou com a perna direita por cima do gol.

Aos 24 minutos, a Holanda ampliou o placar. Sneijder recebeu e desajeitado bateu colocado para o gol. A bola chegou a desviar em Van Persie, que estava impedido e dificultou a visão do goleiro Muslera, e entrou. 2 a 1.

Três minutos depois, os europeus liquidaram a partida. Kuyt cruzou da esquerda e Robben subiu de cabeça para fazer o seu 2° gol a Copa e o 3° da Holanda na partida, 3 a 1.

A partir daí, os holandeses voltaram a comandar o jogo. Entretanto, nos acréscimos, Maxi Pereira ainda diminuiu para o Uruguai, que até chegou perto do empate, mas ficou nisso. Final, Holanda finalista 3, Uruguai 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário