
A África do Sul se complicou na estreia da 2ª rodada da Copa 2010. Derrota por 3x0 para o Uruguai, que agora está perto das oitavas de final. Basta um empate contra o México para a equipe passar de fase. O atacante Diego Forlán, que hoje atuou no meio, foi o destaque da partida e fez 2 gols. É o atual artilheiro da Copa.
O Uruguai, famoso por calar o Maracanã em 1950, desta vez calou a África do Sul, em Pretoria. Com a última vitória na Copa em 1990, os uruguaios dominaram a partida. Antes mesmo de acabar o jogo, alguns sul-africanos já deixavam o estádio Loftus Versfeld, decepcionados. A equipe sul-americana jogou ofensivamente, num esquema 4-3-3 e não deu chances aos Bafana Bafana de conseguir algo. Veja como foi o jogo.
A partida começou com o Uruguai, diferentemente do que fez contra a França, atacando. Nos primeiros 10 minutos, foram 2 faltas perigosas cobradas por Forlán, que assustaram o goleiro Khune.
Aos 24 minutos, Forlán dominou a bola e bateu forte de fora da área. A bola contou com leve desvio do capitão Mokoena, matando a ação de Khune, abrindo o marcador. 1 a 0. Oito minutos depois, foi a vez de Suárez chegar com perigo. O atacante do Ajax fez jogada individual e finalizou para fora.
Aos 39, foi a vez dos africanos. Modise cruzou para Mphela, único centro-avante da seleção, que cabeceou em perigo ao aniversariante do dia Muslera, goleiro uruguaio. Minutos depois, o volante Dikgacoi levou cartão amarelo e ficará fora do jogo contra a França, já que na estreia o jogador também foi advertido.
No 2° tempo, o Uruguai continuou bem, e a África do Sul não conseguia criar jogadas decisivas. Aos 2 minutos, o lateral Masilela evitou o pior para os anfitriões. Suárez quase marcou.
Aos 20 minutos, Gaxa cruzou com perigo para Mphela desviar de cabeça e ganhar o escanteio, que nada adiantou. Dois minutos mais tarde, Forlán cruzou uma bola alta para Cavani, que furou grotescamente o chute de perna esquerda.
A garantia da vitória veio aos 35 minutos. Em uma bola cruzada, Suárez recebeu livre na área. O goleiro Khune saiu, e cometeu pênalti. Foi expulso, e dificilmente voltará a jogar a Copa do Mundo 2010, já que está suspenso por 1 jogo e os donos da casa tem remotas chances de classificação. O atacante do Atlético de Madrid cobrou forte no canto direito de Josephs, goleiro reserva, que quase defendeu. 2 a 0.
O gol final veio já aos 50 minutos. Suárez, com liberdade, cruzou para Álvaro Pereira só completar de cabeça. 3 a 0, massacre uruguaio e tristeza das vuvuzelas, que se silenciaram por um instante.
Confira a classificação atual do Grupo A:
1° - Uruguai: 4 pontos (SG: 3) (2 Jogos)
2° - México: 1 ponto (SG: 0) (1 Jogo)
3° - França: 1 ponto (SG: 0) (1 Jogo)
4° - África do Sul: 1 ponto (SG: -3) (2 Jogos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário