16 de junho de 2010

Chile vence Honduras e Espanha decepciona


Nesta segunda tivemos o fechamento da 1ª rodada da Copa do Mundo 2010, depois de 6 dias, com Chile e Suíça liderando o Grupo H. Os chilenos venceram a Honduras e os suíços surpreendentemente bateram a Espanha, seleção que muitos apostam como forte candidata ao título.

Depois de 48 anos sem vencer em Copas do Mundo, o Chile venceu por 1x0 a seleção de Honduras, em Nelspruit. A última vitória chilena tinha acontecido em 1962, contra a Iugoslávia. Com o resultado, os sul-americanos largam na frente em busca da classificação as oitavas de final.

O Chile assim que o jogo se iniciou foi pra cima da Honduras, que está em sua 2ª Copa, com muita velocidade e chutando bastante. Nos primeiros 10 minutos, o Chile dominava a partida. Aos 13, os hondurenhos chegaram a assustar o goleiro Bravo. Espinoza, com liberdade, bateu de longe, e a bola foi desviada pela zaga chilena.

O gol saiu aos 34 minutos. O lateral Isla cruzou da direita e Bausejour ganhou a disputa com o zagueiro Mendoza, fazendo o 1° gol do país na Copa 2010. Na sequencia, Alexis Sanchéz quase ampliou, batendo forte para o gol. Contudo, a Jabulani bateu no zagueiro Figueroa.

No 2° tempo, a equipe da América Central até tentava chegar no ataque, mas a falta de qualidade no meio campo fazia com que as jogadas não saíssem. Entretanto, aos poucos, os chilenos voltaram a controlar o jogo, que acabou assim: 1x0 Chile.

Já a Espanha, cotada por muitos como a favorita ao título, estreou muito mal. Perdeu para a Suíça por 1 a 0. A zaga suíça não leva gols em Copas a 16 anos, quando foi vazada pela mesma Espanha, nos Estados Unidos, em 94. Desde lá, a equipe participou apenas da Copa de 2006, e foi eliminada sem levar gols.

Os espanhois começaram o jogo do jeito que se esperava. Tocando bem a bola e mantendo a posse consigo. Mas, o bloqueio da defesa suíça era muito grande, evitando penetrações de Xavi, Iniesta e companhia.

Aos 9 minutos, Villa em jogada individual se livrou da marcação mas adiantou muito a bola, que ficou limpa para a saída de Benaglio, goleiro suíço. O primeiro chute da Espanha veio aos 17 minutos, com Sergio Ramos, que chutou forte, mas sem direção.

A melhor oportunidade da fúria veio aos 23. Iniesta lançou Piqué, que estava no ataque. O zagueiro limpou o marcador, mas chutou fraco para a defesa do arqueiro da Suíça. Dois minutos depois, veio a primeira chance do time de vermelho. Zigler bateu forte rasteiro, obrigando Casillas a fazer uma defesa em dois tempos. Aos 35 minutos, o zagueiro da Suíça Senderos, filho de espanhois, se machucou em dividida e teve de sair de campo, preocupado com seu futuro na Copa. Vou Bergen substituiu o jogador do Everton, clube inglês.

No 2° tempo, a zebra apareceu. Logo aos 10 minutos, Derdiyok recebeu belo lançamento, invadiu a área e dividiu com Casillas para tentar o gol. Na sobra, Gelson Fernandes chegou na frente de Puyol e empurrou para o gol. 1 a 0 Suíça.

Logo depois do gol, o técnico da Espanha Vicente del Bosque fez uma dupla troca. Fernando Torres, estrela espanhola que ainda se recupera de lesão entrou, juntamente com Jesús Navas. Busquets e David Silva foram sacados. A partir daí, a fúria foi com tudo para frente.

Aos 22 minutos, Torres recebeu passe dentro da área, girou e bateu forte para o gol. Porém, a bola subiu demais. Minutos depois o mesmo Fernando Torres foi lançado em velocidade, mas chutou errado para a tranquila defesa de Benaglio.

Três minutos depois, Xabi Alonso soltou uma bomba para a bola explodir no travessão suíço. Aos 29, resposta com Derdiyok, que também chutou na trave.

Até o fim do jogo, era a Espanha no ataque e a Suíça se protegendo na defesa muito bem. E a barreira não foi vazada, fim de jogo, 1x0 para os suíços. Decepção espanhola, que busca recuperação dia 21, contra Honduras.

Um comentário:

  1. Não vi os jogos, mas sua descrição foi excepcionalmente boa meu caro. Parabéns ao Chile e Suíça, gosto muito dos dois, embora eu preferisse uma vitória de Honduras.

    ResponderExcluir