2 de junho de 2010

ARTILHEIROS - 1ª Edição



Boa noite a todos. Fui cotado para descrever a coluna artilheiros.

Nessa coluna vocês estarão vendo os melhores goleadores da copa. Não necessariamente os artilheiros, e sim aqueles que se destacaram fazendo gols e que merecem um lugar na coluna.

Iniciar a coluna de artilheiros merece um ponto de destaque, e destaque maior da época dos anos 30 é o grande atacante da argentina Guillermo Stábile.

Guillermo Stábile (Buenos Aires, 17 de janeiro de 1905 27 de dezembro de 1966) foi um futebolista argentino. Jogou pelo Huracán (de 1920-30) na Primera Divisíon Argentina, e pelo Genoa (1934-35) e Napoli (1935-36) pela Série A Italiana. Na França, foi integrante do Red Star Olympique de 1936 a 1939.


Seu grande destaque foi jogar 4 jogos, e marcar 8 gols, alcançando uma incrível media de 2 gols por jogo.

Na copa do Mundo :

No primeiro jogo da Argentina contra a França Stabile não jogou, porem mesmo assim a Argentina ganhou com um magro 1x0. Placar esse mostra como o ataque da Argentina demonstrava uma ineficiência sem Stabile.

Na segunda partida contra o México, o poderio argentino melhorou com a estréia de Stabile. A Argentina ganhou de 6x3 e Stabile marcou nada menos que 3 gols, realizando um hat-trick(não foi o primeiro, pois Bert Paterneude dos Estados Unidos realizou o feito 2 dias antes).

Na terceira partida contra o Chile, mais uma vitória fácil da Argentina essa por 3x1. Stabile marcou 2 gols, até aqui tendo 5 gols em 2 jogos.

Classificado para as semi-finais a Argentina pegou os Estados Unidos e novamente foi um passeio argentino por 6x1. Stabile fez 2 gols.

Na final, apesar da derrota pra Uruguai por 4x2, Stabile terminou a copa fazendo 1 gol, totalizando 8 gols em 4 jogos e continuando sua media perfeita. Apesar do vice-campeonato, fica ilustrado a importância de Stabile para as copas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário