25 de junho de 2010

Espanha e Chile passam de fase

A seleção espanhola e a seleção chilena passaram de fase pelo Grupo H da Copa 2010. A Espanha venceu o Chile por 2x1 e garantiu o 1° lugar com 6 pontos. Já os sul-americanos, mesmo com a derrota, terminaram em 2°, também com 6 pontos. Nas oitavas de final, a equipe europeia encara o vizinho Portugal, e o Chile pega o Brasil.

Bastava a Suíça vencer a fraca seleção de Honduras para passar de fase. Mas os suíços mostraram novamente que não vieram para a Copa atacar. A parte forte da equipe é a defesa, que bateu um recorde de minutos seguidos sem tomar gol nos mundiais, superando a Itália. A esperada vitória não aconteceu, e assim como a Suíça, Honduras também volta para casa, com um ponto somado.

A Suíça até tentou, mas não tinha o poder ofensivo necessário para superar Honduras. Barnetta e Gelson Fernandes se destacaram na 1ª etapa, mas a parte final das jogadas não saiu com sucesso. O jogo foi de poucos movimentos perigosos no 1° tempo.

Na etapa complementar, as 2 equipes vieram mais para o jogo. Alvarez cruzou com perigo e quase marcou aos 7 minutos pelo lado hondurenho. O meio-campista quase marcou minutos depois, finalizando forte em contra-ataque. Benaglio, arqueiro suíço, fez brilhante defesa.

No fim do jogo, a rede até balançou. Marinez tocou para Alvarez, que deixou o atacante Suazo em ótimas condições de gol. O atacante do Genoa chutou para o gol, que foi mal invalidado pelo assistente. E ficou nisso, em jogo de eliminados, Suíça e Honduras não saíram do zero.



O jogo entre Chile e Espanha foi muito melhor que Suíça e Honduras. Com um futebol ofensivo e envolvente das 2 equipes, a partida foi disputada e equilibrada.

Em lançamento que parecia não dar em nada de Capdevilla, a zaga chilena bobeou e por pouco Torres não marcou, ainda no começo de jogo. Aos 9 minutos veio a resposta do Chile, com Mark Gonzalez, que chegou atrasado em cruzamento feito por Beausejour e chutou por cima.

Aos 24 minutos, Xabi Alonso lançou Fernando Torres, que dividiu com o goleiro Bravo, ainda fora da área. A bola sobrou para Villa, que de muito longe, bateu de categoria para abrir o placar. 1 a 0. O Chile não se intimidou e Beausejour quase chegou ao gol, com um chute que bateu na rede pelo lado de fora.

Aos 37, veio o 2° gol. Em bola roubada, Iniesta tabelou com Villa, e na entrada da área, o meia do Barcelona finalizou no canto esquerdo de Bravo e ampliou o resultado. 2 a 0. Fora do lance, o chileno Estrada tropeçou em Fernando Torres e acabou sendo expulso pelo árbitro Marco Rodriguez, prejudicando ainda mais o time sul-americano.

O técnico do Chile, Marcelo Bielsa, mexeu no intervalo. E deu certo. Millar, que tinha acabado de entrar, acertou um belo chute para diminuir o placar, aos 2 minutos. A bola chegou a desviar no zagueiro Piqué, tirando Casillas da jogada.

Com o empate no outro duelo, a partida em Pretoria esfriou. Com as duas equipes se classificando e aparentemente satisfeitas com o resultado, Chile e Espanha não se arriscaram mais. Até o fim do jogo, a Espanha manteve mais a posse de bola, mas não agredia os chilenos, acabando assim. Classificadas, Espanha 2, Chile 1.


Confira a classificação final do Grupo H.

1° - Espanha: 6 pontos (SG 2)
2° - Chile: 6 pontos (SG 1)
3° - Suíça: 4 pontos
4° - Honduras: 1 ponto

Um comentário:

  1. já vi uns 7 blog de copa... rsrsrs

    sorte pra quem ganhar
    eu torço para o vencedor!

    ResponderExcluir