30 de junho de 2010

ARTILHEIROS - 5ª Edição

Indo para a copa de 1954, encontramos alguns detalhes importantes. Pela comemoração ao 50º aniversario da FIFA, a copa foi realizada na Suíça, local de sua sede. Essa copa também foi a com a maior média de gols: 5,38 por partida. Muitos desses gols se devem a seleção badalada: a Hungria.

Na seleção húngara, é destaque o grande atacante Ferenc Puskas, eleito um dos melhores jogadores de todos os tempos e o melhor de sua seleção. Porém, o artilheiro daquela Copa foi o grande Sandor Kocsis.

Sándor Kocsis Péter (Budapeste, 23 de Setembro de 1929 -- Barcelona, 22 de Julho de 1979) foi um futebolista húngaro e um dos grandes atacantes da seleção de seu país.

Detalhes sobre Kocsis: Conseguiu superar a média de 1 gol por partida jogando pelo seu país. No total, foram 68 partidas, com 52 vitórias, 11 empates, apenas 3 derrotas e incríveis 75 gols pela Hungria.

Seu desempenho na Copa do Mundo de 1954 também foi muito bom.

A primeira fase começou com uma sonora goleada de 9x0 em cima da Coréia do Sul, sendo 3 desses gols de Kocsis. O segundo jogo foi outro massacre, por 8x3, em cima da Alemanha Ocidental, dessa vez com 4 gols do craque, demonstrando o favoritismo no torneio.

Já classificada para as quartas, a Hungria pegou o Brasil e passou direto com 4x2, dessa vez com 2 gols de Kocsis.

Na semi final, contra o Uruguai, houve um jogo equilibrado e que até foi para a prorrogação com 2x2. Porém, Kocsis apareceu e fez 2 gols no tempo extra, assim acabando com o sonho do bicampeonato seguido uruguaio.

Na final, o reencontro contra a Alemanha Ocidental. Devido ao primeiro jogo, era dada a vitória certa para a Hungria. Porém, na partida conhecida como "o Milagre de Berna", a Alemanha surpreendeu e bateu a Hungria por 3x2, terminando assim com o sonho húngaro de vencer uma Copa do Mundo.

Considerado um traidor em seu país, continuou a morar na Espanha após a aposentadoria como jogador. Teve duas experiências como treinador, no início da década de 1970, em dois clubes da cidade de Alicante: o Hércules (onde já havia trabalhado seu compatriota Puskás) e o FC Alicante. Sua vida teria um fim trágico: em 1979, enfrentou problemas de circulação sanguínea e precisou amputar uma perna. Em seguida, descobriu ter câncer de estômago. Deprimido, suicidou-se, pulando de uma janela da clínica onde estava internado, em Barcelona.

Este foi o Artilheiros - 5ª Edição. Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário