
No primeiro jogo da Copa do Mundo 2010, a anfitriã África do Sul manteve um tabu histórico de que todos os países-sede não perderam em suas estreias. Ao contrário, os sul-africanos por pouco não bateram o México nesta sexta.
O jogo começou bastante movimentado, com o México jogando ofensivamente tendo Giovani dos Santos, Vela e Franco no ataque. Logo aos 2 minutos, dos Santos por pouco não balançou as redes. A zaga da África do Sul, comandada por Carlos Alberto Parreira, travou no momento exato.
Por toda a 1ª etapa os mexicanos dominaram o jogo, marcando sob pressão e não deixando os sul-africanos jogarem. Só faltava chutar no gol de longe para marcar.
O centro-avante Franco quase marcou em bola lançada por Giovani dos Santos, que o ótimo goleiro Khune saiu com o braço direito, evitando o pior.
No final do tempo, surgiu o 1° gol impedido da Copa. Em escanteio, Franco desviou de cabeça e a bola sobrou livre para Vela, que empurrou para o gol. Contudo, o atacante estava em impedimento, que foi marcado corretamente pelo auxiliar.
No 2° tempo, Parreira mexeu o time da África. O zagueiro Tsepo Masilela entrou no lugar do lateral Lucas Thwala, liberando o ala direito Gaxa. Claramente o intervalo fez bem para os anfitriões, que equilibraram o jogo e criaram jogadas perigosas.
Entretando o México não desistiu. O craque Giovani dos Santos, filho de brasileiro, fez jogada individual e chutou cruzado para a excelente defesa de Khune. A África do Sul ainda chegou por 2 vezes com o meia Modise. Em uma delas, o jogador foi derrubado em um lance polêmico de pênalti.
Mas, aos 33 minutos, a zaga africana falhou. No cruzamento de Guardado, o zagueiro Khumalo não saiu para a linha de impedimento, deixando o zagueiro Rafael Marquez livre para chutar forte e empatar o jogo, 1x1.
No fim do jogo, por pouco os donos da casa não venceram. Khune lançoua bola diretamente para Mphela. O atacante ganhou dos zagueiros e chutou na trave, para susto dos mexicanos. E assim acabou, 1 a 1.
-
FICHA TÉCNICA
África do Sul 1x1 México
ÁFRICA DO SUL
Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Thwala; Dikgacoi, Letsholonyane, Pienaar, Tshabalala e Modise; Mphela
Téc: Carlos Alberto Parreira
MÉXICO
Pérez; Juárez, Rafa Marquez, Rodríguez e Salcido; Osorio, Torrado e Aguilar; Giovani dos Santos, Vela e Franco
Téc: Javier Aguirre
Local: Estádio Soccer City (Johannesburgo)
Data: 11/06/2010
Horário: 11h (Brasília)
Público: 84.490
não consegui ver o jogo, mas acho que são duas equipes que não passam das oitavas. infelizmente os bafana babafanas não conseguirão ir mto longe.
ResponderExcluirgostei do jogo hoje. torço para a africa e a frança nesse grupo
ResponderExcluir