13 de junho de 2014

Com chuva, México joga bem e supera Camarões


Foi com uma chuva forte que o México ganhou seus três primeiros pontos na Copa do Mundo 2014. Jogando na Arena das Dunas, em Natal, a equipe de Miguel Herrera venceu por 1 a 0 a fraca seleção de Camarões e tem o Brasil como próximo adversário.

Gol
O gol solitário da partida saiu no 2° tempo e foi de autoria do centroavante Peralta. A jogada crucial começou com o meia Herrera, que enfiou bom passe para o melhor em campo Giovani dos Santos. O camisa 10 parou Itandje, que deu rebote para o artilheiro mexicano marcar.

MÉXICO
Destaques positivos
A eficiência dos laterais. A princípio, parecia um 5-3-2. Mas, o que se viu foram ótimas atuações dos laterais mexicanos. Aguilar, pela direita, e principalmente Layún, pela esquerda, mostraram o que pode ser uma nova moda no futebol mundial. Sem a bola, os dois eram laterais. Com a bola, alas, e até de vez em quando, pontas.

A posse de bola. O time sabia o que fazia com a bola e teve paciência suficiente para entrar - mesmo que com facilidade - na defesa camaronesa. Ao todo, o México ficou com a bola por 58% do tempo e procurava sempre jogar no chão.

As atuações de Herrera e Giovani dos Santos. O primeiro organizou praticamente sozinho o setor de meio-campo do México e criou a jogada do gol. O segundo, flutuando o tempo todo entre os zagueiros e os volantes de Camarões, foi extremamente participativo - marcou dois gols mal anulados - e o melhor em campo.

Destaques negativos
Vázquez e Guardado. O volante e o meia tiveram um desempenho abaixo do esperado. Vázquez não neutralizou as poucas jogadas de Camarões, e Guardado, responsável pela armação, pouco produziu.

CAMARÕES
Destaques positivos
A dobradinha Nounkeu-Moukandjo. Apesar do pífio desempenho de Camarões, o lateral direito, que entrou no 2° tempo, e o ponta, que atuou mais como ala, criaram algumas jogadas para Samuel Eto'o e anularam Layún por algum período.

Destaques negativos
O sistema tático. Totalmente defensivo e dependente de Eto'o, a seleção de Camarões mostrou que é a favorita para ser eliminada na 1ª fase da Copa. Por vários minutos, chegou a jogar no 4-4-1-1, com Enoh e Eto'o sobrando. Somente na bola alta conseguiu chegar ao gol mexicano.

Djeugoue, lateral direito titular. Fraquíssimo no posicionamento, o jogador tomou ao menos três bolas nas costas e permitiu que Layún chegasse com perigo ao gol de Itandje. Foi substituído no intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário