12 de junho de 2014

De virada, Brasil vence Croácia na estreia por 3 a 1


Depois de 64 anos, o Brasil voltou a sediar uma Copa do Mundo. E, como em 1950, venceu na estreia. Na Arena Corinthians, a seleção pentacampeã do mundo superou, de virada, a Croácia: 3 a 1.

Gols
O improvável aconteceu logo aos 11 minutos do 1° tempo, quando, ainda, a partida era equilibrada. Marcelo, após falha de posicionamento de Daniel Alves, foi infeliz em um cruzamento e fez o primeiro gol contra da história do Brasil em Copas do Mundo.

Apesar do gol, os 11 jogadores do Brasil, apoiados por uma torcida que não se calou, não se abalaram e dominaram os croatas. Aos 29 minutos, Oscar ganhou a bola em dividida com três adversários e deixou para Neymar. O camisa 10 abriu espaço e bateu de esquerda, sem dar chances ao bom goleiro Pletikosa, que não evitou o primeiro gol do Brasil na Copa.

Na segunda etapa, o jogo ficou morno e o 1 a 1 parecia estar consolidado. Só parecia. Após jogada de Oscar, o centroavante brasileiro Fred caiu sozinho na área e o japonês Yuichi Nishimura marcou pênalti. Neymar bateu mal, mas virou o jogo para a nossa seleção: 2 a 1.

O terceiro e último gol saiu após um erro grotesco de Hernanes, que, por pouco, não deu o empate à Croácia. Ramires, já no campo de ataque, roubou a bola e passou para o melhor em campo Oscar. O camisa 11 carregou e, de bico, fechou a conta. Brasil 3, Croácia 1.

Destaques positivos
O bom desempenho de Oscar. Após partidas apagadas, o meia espantou o fantasma de Willian e assegurou sua titularidade após uma partida brilhante. Oscar participou dos três gols brasileiros, foi o maior roubador de bolas do Brasil e conseguiu fazer as jogadas sem grandes dificuldades. O melhor do jogo, seguido de Neymar.

O psicológico do Brasil. Em casa, com a hipótese de uma vaia e tomando um gol no começo do jogo, cogitou-se um desequilíbrio mental da jovem seleção, o que não ocorreu. Mantendo um espírito de determinação, com a cabeça no lugar e jogando um bom futebol, o Brasil virou o jogo e, mesmo com a ajuda da arbitragem, fez por merecer a vitória.

Destaque negativo
Daniel Alves. Mais uma vez, o lateral da seleção brasileira foi mal e falhou diretamente no gol croata. Fora o mau posicionamento, o camisa 2 errou demais na marcação e nos passes. Se Oscar deixou Willian mais longe da titularidade, Daniel Alves parece deixar a vaga da lateral cada vez mais para Maicon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário