27 de junho de 2010

CINCOVEZES - 4ª Edição


Em nossa penúltima edição, vamos falar sobre o bicampeonato brasileiro na Copa de 1962.

A Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile, foi a 7ª disputada desde 1930. Além do Brasil e do país-sede Chile, Uruguai, Colômbia e Argentina também representaram a América do Sul no torneio.

A seleção brasileira, comandada por Aymoré Moreira, tinha como destaque alguns jogadores como os atacantes Pelé, Vavá e Garrincha, o lateral esquerdo Nilton Santos além de Zagallo, na época meia-atacante.

A Copa de 62 teve 16 países participantes, que foram divididos em 4 grupos de 4 seleções. Os 2 melhores de cada grupo avançavam para as quartas de final. Cada país jogava 3 jogos. O Brasil ficou no Grupo 3, juntamente com México, Tchecolosváquia e Espanha.

Na estreia, vitória tranquila sobre os mexicanos por 2 a 0. Zagallo e Pelé marcaram os gols no estádio Sausalito, hoje de propriedade do Everton, clube chileno. Dia 2 de junho, o Brasil não passou de um empate sem gols contra a Tchecoslováquia, considerada muito forte na época. Quatro dias depois, vitória apertada e na base da raça contra a Espanha. 2 a 1. Amarildo foi o autor dos gols, já no final do jogo, que levaram o país as quartas de final. Rodriguez marcou para os espanhois. Final da 1ª fase, liderança para o Brasil, que foi para as quartas de final.

Com um público pequeno, de aproximadamente 17 mil pessoas, o Brasil encarou a Inglaterra. A partida, disputada no dia 10 de junho de 1962, foi vencida pelos brasileiros por 3 a 1. Garrincha abriu o placar aos 31 minutos, mas Hitchens empatou. Já no 2° tempo, Vavá colocou o Brasil na frente marcando aos 8 minutos. Garrincha fechou o placar, com um gol aos 14 minutos. Um fato curioso ocorreu neste jogo. Um cachorro entrou em campo durante a partida sem que ninguém percebesse. Assim que foi visto, o cão driblou vários jogadores que o tentavam pegar, até Garrincha, gênio do drible. Somente minutos depois, o atacante Jimmy Greaves conseguiu capturar o animal.

Na semi-final, com o estádio Nacional lotado, o Brasil pegou os anfitriões. Mais de 76 mil pessoas viram a goleada brasileira aplicada sobre o Chile, dono da casa. 4 a 2. Garrincha aos 9 minutos abriu o placar. Aos 32, aumentou. Os chilenos diminuíram com Toro, aos 42. Vavá, no começo do 2° tempo, ampliou para 3 a 1. Sánchez, de pênalti, diminuiu novamente, 3 a 2. De novo Vavá balançou as redes, com gol aos 33 minutos do 2° tempo, eliminando o Chile e colocando o atual campeão na final de uma Copa do Mundo.

Na final, um adversário já enfrentado na Copa. A Tchecoslováquia se encontrou com o Brasil novamente naquele ano, desta vez para ver quem seria campeão do mundo. O evento foi realizado no Estádio Nacional, dia 17 de junho de 1962. Quase 70 mil pessoas preencheram o estádio. O tcheco Masopust abriu o placar aos 15 minutos, deixando o Brasil com a responsabilidade de atacar. A resposta veio logo em seguida, com Amarildo. 1 a 1. O jogo se manteve assim até o 2° tempo. Aos 24 minutos da etapa complementar, Zito foi as redes e virou o jogo, para festa brasileira. Dez minutos depois, Vavá, o peito de aço, liquidou a partida. Fim de jogo, 3 a 1, para delírio e bicampeonato do Brasil, que defendeu seu título de 58.

Mauro, capitão brasileiro, erguendo a Taça Jules Rimet.

Confira os 22 convocados de Aymoré Moreira para a Copa de 62.

GOLEIROS: Gilmar e Castilho

DEFENSORES: Nilton Santos, Mauro, Zózimo, Djalma Santos, Bellini, Altair, Jair Marinho e Jurandir

MEIO-CAMPISTAS: Zito, Didi, Mengálvio, Zequinha e Zagallo

ATACANTES: Pelé, Garrincha, Vavá, Amarildo, Coutinho, Jair da Costa e Pepe

Este foi o CINCOVEZES - 4ª Edição. Na nossa última edição veremos tudo sobre o 1° título brasileiro, conquistado em 58.

Comente!

Um comentário:

  1. adorei o blog, está muito interessante =)
    beijos.
    http://carolnoveneno.blogspot.com/

    ResponderExcluir