3 de julho de 2010

Em jogo histórico, Uruguai chega às semis depois de 40 anos

Em um jogo marcante e que vai ficar na história, o Uruguai conseguiu a classificação para a semi final da Copa batendo a única seleção africana restante, Gana, por 4 a 2 nas penalidades. Com o resultado, os uruguaios pegam a Holanda, e quem vencer, é finalista. A última vaga na semi do Uruguai foi em 1970.

Com praticamente todo o estádio apoiando Gana, foi o Uruguai que tomou a iniciativa do jogo, e apertou os africanos. Explorando as jogadas aéreas, a seleção celeste quase marcou em uma bola cruzada. Mensah desviou e quase fez contra, obrigando o goleiro Kingson a fazer boa defesa.


Aos 25 minutos, Forlán bateu de fora da área e Kingson novamente salvou os ganeses, que equilibraram o jogo ao decorrer da 1ª etapa. O zagueiro Vorsah cabeceou bola rente
a trave de Muslera e quase abriu o placar. O atacante Gyan também finalizou perto do alvo e por pouco não marcou.

Diego Lugano, zagueiro e capitão uruguaio, se lesionou e teve de sair. Scotti entrou. Minutos depois, o lateral Fucile caiu de mal jeito e desmaiou em campo, assustando a todos. Mas, voltou a jogar em seguida.

Aos 44, Boateng recebeu cruzamento de Inkoom e imendou um lindo voleio para fora. Já nos acréscimos, o meia Muntari arriscou de muito longe. A Jabulani pegou curva estranha e matou Muslera, que nada conseguiu executar. 1 a 0 e fim de 1° tempo.

Na 2ª etapa, o Uruguai sabia que o time de Gana voltaria fechado. Mas, Diego Forlán cobrou com maestria uma falta aos 9 minutos e empatou o jogo.

A partir daí, o jogo ficou equilibrado e os dois times chegavam com certo perigo de vez em quando.
No decorrer do jogo, Gyan bateu forte para a boa defesa de Muslera. A resposta veio com Suárez, que por pouco não virou, finalizando para fora do gol de Kingson, camisa 22. A partida acabou assim e foi para a prorrogação.

Com os dois times cansados, os 30 minutos de tempo extra foram de pouca importância, execto no último minuto.
Em cruzamento, a bola ficou no bate-rebate e Appiah cabeceou a Jabulani. Quando estava entrando no gol e eliminando o Uruguai, o atacante sul-americano Suárez meteu a mão nela e de certa forma salvou o time celeste. Foi expulso, e Gyan teve a chance de por Gana na semi final da Copa. Contudo, o atacante chutou no travessão, levando a decisão para os pênaltis.

Muito abalado, Gyan recebeu apoio de seus companheiros e até bateu seu pênalti, convertendo-o. Mas, o zagueiro Mensah e o atacante Adyiah desperdiçaram suas cobranças. O uruguaio Maxi Pereira também perdeu sua chance, chutando para fora. Entretanto, Sebastian Abreu, com muita loucura e tranquilidade, deu uma cavadinha e marcou o gol que selou a passagem para a semi final. Final, nos pênaltis, Uruguai classificado, 4. Gana, eliminada, 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário