22 de junho de 2014

Melhores no jogo, EUA tomam empate no fim


A Arena Amazônia recebeu, mais uma vez, uma ótima partida de futebol. Estados Unidos e Portugal fizeram um duelo de gente grande, e, mesmo com a superioridade americana durante a maior parte do jogo, a seleção portuguesa conseguiu, no último lance, um empate por 2 a 2 que faz com que o Grupo G ganhe vida e termine com drama na próxima quinta-feira. Com o resultado, os Estados Unidos ficam com 4 pontos e precisam tirar pontos da Alemanha para garantir a classificação. Já Portugal precisa vencer com bom saldo Gana e depender de uma vitória alemã sobre o time de Klinsmann.

Gols
Logo aos 5 minutos, Portugal abriu o placar. Após cruzamento para a área, o zagueiro americano Cameron falhou feio e furou. A Brazuca sobrou para Nani que, sozinho, fuzilou o gol de Howard: 1 a 0.

Somente no 2° tempo o placar voltou a ser alterado. Jones, após rebote em escanteio, cortou para dentro e, de fora da área, finalizou para marcar um golaço e empatar a partida para os Estados Unidos, que dominavam os portugueses.

A merecida virada veio aos 34 minutos. Em jogada iniciada pela direita do ataque americano - explorando o setor defensivo esquerdo de Portugal, desfalcado por Coentrão -, Dempsey, de barriga, aproveitou cruzamento e completou para as redes: 2 a 1.

Mas, a definição dos classificados do Grupo G ficou para quinta-feira. Cristiano Ronaldo, discreto durante a partida, cruzou da direita e Varela, de cabeça, empatou o duelo. O gol saiu na casa dos 48 minutos do 2° tempo e recolocou Portugal, mesmo que com remotas chances, na disputa pela classificação. Pior para os Estados Unidos, que, caso vencessem, estariam automaticamente nas oitavas de final da Copa.

ESTADOS UNIDOS
Destaques positivos
Bradley. Organizador do meio-campo americano, Bradley é um jogador clássico. Não corre muito, roda com qualidade a bola e se posiciona bem. Hoje, o meia executou bons passes aos atacantes dos Estados Unidos e ajudou na marcação.

Howard. Se não fosse por ele, talvez Portugal teria mais que 2 gols na conta. O goleiro americano fez, no mínimo, duas brilhantes defesas e evitou o pior para sua seleção.

Destaques negativos
Cameron. O zagueiro falhou feio no gol de Nani e não transmitiu a segurança necessária durante o resto da partida. Acontece, mas é algo que não pode se repetir.

PORTUGAL
Destaques positivos
A estrela de Varela. Com Cristiano Ronaldo apagado, coube a Varela ser o herói português da noite. O atacante aproveitou cruzamento e fez de cabeça o gol que garantiu a sobrevida dos europeus na Copa do Mundo.

Destaques negativos
O lado esquerdo. Sem Coentrão, o técnico Paulo Bento quebrou a cabeça e não conseguiu ajustar a lateral-esquerda de sua equipe. Tentou com André Almeida e não conseguiu. Mais tarde, colocou William, que também não correspondeu. Foi por ali que saíram os gols americanos.

A dependência de Cristiano Ronaldo. Ser dependente não é necessariamente ruim. Mas Portugal exagera. Em duas atuações fracas de CR7, a equipe portuguesa não encontrou alternativas e teve um nível técnico baixíssimo. Não dá para continuar o mundial sem outras formas de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário