1 de julho de 2014

Alemanha precisa da prorrogação para superar Argélia; França vence Nigéria do goleiro Enyeama


Foi na base da superação e na tradição das camisas que Alemanha e França garantiram suas vagas nas quartas de final da Copa do Mundo. As duas seleções tiveram um esforço maior que o esperado, mas venceram as africanas Argélia e Nigéria e estão entre as 8 melhores seleções do mundo.

Jogando no Beira Rio, Alemanha e Argélia, assim como em 1982, fizeram um jogo histórico. Considerada favorita, a seleção da europa começou a partida de certa forma perdida e encurralada em certos momentos pela seleção africana. O goleiro Neuer, por diversas vezes, jogava como líbero e tinha muito mais trabalho fora da área do que perto de sua meta.

A saída de bola alemã era precária durante o 1° tempo inteiro e tinha uma Argélia pressionando os defendores. Com isso, Schweinsteiger e Kroos não conseguiam produzir para o trio Muller, Ozil e Gotze. Somente no final da etapa inicial, a Alemanha equilibrou um pouco das ações do jogo e, com tiros de longe, chegava ao gol dos argelinos.

No 2° tempo, o jogo continuou aberto e a Alemanha passou ter a superioridade. Destacou-se, então, o goleiro argelino Mbolhi, que praticou, no mínimo, três defesas de extrema dificuldade. Sem conseguir passar pela muralha africana, a Alemanha passou em branco e o placar após os 90 minutos foi de 0 a 0.

Na prorrogação, o gol, tão procurado pelos europeus, saiu com apenas 2 minutos. Após cruzamento da esquerda, o ponta Schurrle, que entrou no decorrer do 2° tempo, desajeitado, colocou a bola no fundo do gol e abriu o placar. Ozil, já nos últimos minutos da etapa final da prorrogação, fez o segundo gol alemão e praticamente sacramentou a classificação. Só praticamente. Em um lance despretensioso, a Argélia conseguiu diminuir o placar com Djabou. Mas, não teve tempo para mais nada. Final: Alemanha, classificada, 2. Argélia, eliminada, 1.


Mais cedo, França e Nigéria fizeram outro bom jogo da Copa. Com um predomínio maior dos africanos durante boa parte da partida, os franceses recorreram à sólida defesa e não foram vazados enquanto tal predomínio acontecia. Com paciência, os europeus melhoraram no 2° tempo mas, com ótima atuação do goleiro da Nigéria Enyeama, não conseguiam abrir o placar. Depois de várias defesas, o goleiro, no entanto, falhou em cobrança de escanteio e Pogba fez o primeiro gol do jogo, que foi sentido pelos nigerianos. Yobo, contra, fechou a conta e colocou a França nas quartas de final do mundial: 2 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário