7 de julho de 2014

Brasil derrota Colômbia, mas perde Neymar


A alegria da torcida brasileira de uma vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia e de uma classificação para a semi final da Copa após 12 anos foi ofuscada horas depois, após a notícia de que Neymar, com uma fratura na terceira vértebra lombar, está fora do mundial.

O jogo
Diante de uma Colômbia muito abaixo do que fez durante a Copa do Mundo, o Brasil fez um bom 1° tempo muito pelo que os próprios colombianos mostraram: um enorme espaço entre as linhas, pouca troca de passes e um visível receio de enfrentar o maior campeão das Copas em casa. É claro que houve melhora brasileira nos primeiros 45 minutos, no entanto, esta melhora foi mais pela deficiência do time de Pekerman do que pela eficiência dos comandados de Felipão. E foi neste período que o gol de Thiago Silva, após escanteio, saiu e decretou o placar parcial até o intervalo: 1 a 0.

O Brasil voltou pior para a 2ª etapa e as falhas técnicas e táticas novamente apareceram. A bola não passava pelo meio campo, as ligações diretas foram utilizadas, Fred, Hulk e Oscar pouco produziam, e o pior: Neymar, bem marcado, não conseguia dar sequência nas jogadas.

Mas, a melhor zaga do mundo, assim como na partida com o Chile, foi o diferencial para a vitória. Desta vez, David Luiz, em perfeita cobrança de falta, aumentou a vantagem: 2 a 0. Depois do gol, Thiago e David cortaram vários passes que, se concluídos, causariam dor de cabeça ao goleiro Júlio César.

Um pênalti foi bem marcado para a Colômbia já no fim da partida. James Rodríguez converteu, mas, sem passar pela muralha defensiva amarela, os colombianos não conseguiram mais do que isso. Final, Brasil, classificado, 2. Colômbia, eliminada, 1.

Contusão de Neymar
O que não poderia acontecer para o Brasil, aconteceu. Aos 41 minutos do 2° tempo, o lateral colombiano Zuñiga, de forma imprudente, mas não maldosa, acertou com o joelho as costas de Neymar. E o tirou do restante da Copa do Mundo. O atacante fraturou uma vértebra lombar e só volta a ficar em condições de jogo em, pelo menos, 1 mês. Sem Neymar, o Brasil, que já encontraria muitas dificuldades contra a Alemanha, precisa jogar tudo que não jogou até agora para almejar o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário