7 de julho de 2014

Compacta, Alemanha bate França no Maracanã: 1 a 0


No primeiro jogo das quartas de final da Copa do Mundo, deu Alemanha. Diante da França, a equipe de Joachim Low fez uma partida tranquila, encontrou seu gol por meio da bola alta, com Hummels, e raramente levou sustos ao seu torcedor. Com o 1 a 0, os alemães estão garantidos entre as 4 melhores seleções do mundo. Já os franceses, que fizeram boa campanha no mundial, voltam para casa com uma boa impressão de uma geração que pode chegar mais forte em 2018.

O que chamou a atenção da Alemanha, tanto nesta partida quanto durante a Copa inteira, foi a compactação. Sem a bola, a distância entre a linha de zaga alemã e o centroavante (geralmente Muller) chega a ser de 20 metros. Com isso, passa a existir uma dificuldade para o adversário ter a posse de bola, já que a equipe de Low se movimenta em bloco (como na imagem abaixo: se a bola está no lado esquerdo alemão, por exemplo, os 10 jogadores de linha fecham o espaço).


Outro destaque da equipe alemã é a coletividade. Diferente dos outros semi finalistas, a Alemanha não tem um craque, como o Brasil de Neymar, a Argentina de Messi e a Holanda de Robben. Muller, Ozil, Schweinsteiger, Kroos e companhia dividem tal responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário